SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Treino específico da força do "flick" no Hóquei em Campo com utilização de bolas de peso superior ao regulamentarFreqüência, precisão e localização temporal de conhecimento de resultados e o processo adaptativo na aquisição de uma habilidade motora de controle da força manual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

versão impressa ISSN 1645-0523

Resumo

BALBINOTTI, Marcos A. A.; BALBINOTTI, Carlos A. A.; MARQUES, António T.  e  GAYA, Adroaldo C. A.. Estudo descritivo do inventário do treino técnico-desportivo do tenista: resultados parciais segundo o ranking. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2005, vol.5, n.1, pp.49-58. ISSN 1645-0523.

A formação técnico-desportiva do jovem tenista é constituída principalmente pelo exercício de um grupo de jogadas exigidas para o desempenho na quadra de jogo: Golpes de Definição (GD) e Golpes de Preparação (GP). Este estudo teve como objetivo investigar como foi realizado o treino técnico-desportivo de jovens tenistas brasileiros (13 - 16 anos), que participaram do circuito nacional de competições da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) no ano de 2003. Ainda, objetivamos descrever possíveis diferenças entre o treino dos tenistas posicionados no ranking entre os 10 melhores do país (TR) e tenistas não posicionados entre os 10 melhores do país (TS). Após aplicação do Inventário do Treino Técnico-desportivo do Tenista (ITTT), observou-se diferença significativa na freqüência de treinamento dos grupos de golpes GP e GD [TR (t(63)= 13,6; p = 0,0001); TS (t= 10,6; gl = 165) p = 0,0001)]. Existe diferença significativa (p < 0,01) entre os grupos de golpe; os GP são treinados com mais freqüência (p < 0,01). Foi constatada diferença significativa em favor dos GP quando TR e TS são comparados. Estes resultados sugerem que o treino dos tenistas é realizado de forma precoce.

Palavras-chave : estudo descritivo; treino técnico-desportivo; tenistas; ranking.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )