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Psicologia, Saúde & Doenças

versión impresa ISSN 1645-0086

Resumen

FRANZIM NETO, Luciano; SILVEIRA, Bettieli  y  CRUZ, Roberto. Avaliação da funcionalidade em trabalhadores com transtornos mentais: uma revisão sistemática. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2020, vol.21, n.2, pp.529-540. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/20psd210226.

O desenvolvimento da funcionalidade e o surgimento de transtornos mentais (TM) é um processo onde fatores biopsicossociais, separado ou conjuntamente, agravam e perpetuam a incapacidade do indivíduo. A avaliação da funcionalidade relacionada à vida e ao trabalho são objetos de interesse científico crescente em diversas áreas do conhecimento e práticas profissionais. Ainda assim, não existe consenso sobre o escopo de suas definições, especialmente em função do grau de complexidade das variáveis pessoais e ambientais envolvidas. O presente estudo teve como objetivo fazer uma revisão sistemática na literatura que tive como propósito avaliar a funcionalidade em profissionais com TM. Em conformidade aos procedimentos metodológicos do PRISMA realizou-se um levantamento bibliográfico entre o ano de 2008 a janeiro de 2019. Para tanto, foram consultadas as bases de dados: Scopus, Science Direct, PubMed e BVS PSI. Constatou-se escassez de pesquisas referente ao assunto, pois foram encontrados apenas cinco artigos com a temática. O foco das pesquisas centrou-se, em geral, na investigação que o impacto de um ou mais TM afeta a funcionalidade no trabalhador, além de evidenciar as associações entres os construtos. Essa lacuna científica indica um nicho de pesquisas e carentes de exploração, constatando assim que a avaliação da funcionalidade em profissionais com TM não foram devidamente exploradas. A caracterização de conhecimentos utilizadas nesse estudo, indicam, sobretudo, caminhos para a estruturação de metodologias e instrumentos capazes de responder às necessidades sociais e científicas relacionadas ao assunto.

Palabras clave : Transtornos mentais; funcionalidade; trabalhadores e avaliação.

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