SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Falling ill as narratives of (de)construction of mental health in public agentsKIDSCREEN-27 Psychometric properties: adolescent health-related quality of life author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

DALL'AGNOL, Luísa; CASTAN, Juliana  and  NARVAEZ, Joana. Contexto da avaliação psicológica ambulatorial em um hospital geral. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2020, vol.21, n.2, pp.508-516. ISSN 1645-0086.  http://dx.doi.org/10.15309/20psd210224.

O processo de psicodiagnóstico no ambiente hospitalar configura-se com especificidades, como a necessidade de interlocução entre as equipes, eventual dificuldade em acessá-las e grande demanda de solicitações. Este estudo busca mapear as solicitações de avaliação psicológica para crianças e adolescentes no contexto ambulatorial de um hospital geral de alta complexidade do SUS, considerando perfil de pacientes, equipes médicas solicitantes e demanda institucional para este exame. A partir destes resultados, propõe-se um novo sistema de gestão do psicodiagnóstico visando otimização em termos de custo efetividade. A análise do perfil dos pacientes e das solicitações do exame geraram a proposição de ações que visam otimizar os encaminhamentos, melhorar o fluxo de pacientes atendidos e estruturar o suporte às equipes de acordo com suas especificidades. A reformulação do fluxo assistencial propiciou uma perspectiva de gestão, possibilitando maior integração do psicodiagnóstico com demais processos assistenciais ofertados pela psicologia e de estreitamento com as equipes solicitantes.

Keywords : Psicodiagnóstico; infância e adolescência; hospital geral.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License