SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Beliefs about the causes of acute myocardial infarction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

ALMEIDA, Laís  and  PEREIRA, Henrique. Estilos defensivos e funcionamento sexual em adultos. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2020, vol.21, n.2, pp.236-249. ISSN 1645-0086.  http://dx.doi.org/10.15309/20psd210201.

Esse estudo teve como principal objetivo avaliar a relação entre os estilos defensivos e o funcionamento sexual. O delineamento do estudo foi descritivo, transversal, correlacional e contou com 1170 participantes, de nacionalidades portuguesa e brasileira, dentre os quais 359 (30,7%) são homens e 801 (68,5%) são mulheres com idades entre 18 e 81 anos (M = 28,9; DP = 11,9). Os resultados apontaram correlações positivas entre os níveis de defesa maduro e o funcionamento sexual, satisfação com a vida, felicidade geral e saúde. O estilo imaturo esteve correlacionado negativamente com essas mesmas variáveis, enquanto o funcionamento sexual manteve correlação positiva. Os resultados foram corroborados pela literatura, que aponta a relação entre o uso de defesas maduras e um melhor funcionamento sexual e em outras áreas da vida. Por fim, salientou-se a necessidade de mais investigações que abordem os estilos defensivos e o funcionamento sexual.

Keywords : estilos defensivos; mecanismos de defesa; funcionamento sexual.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License