SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Esperança e suporte proximal e distal em homens idosos minoritários portuguesesEstudo misto da influência das mudanças sexuais na satisfação sexual dos idosos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia, Saúde & Doenças

versión impresa ISSN 1645-0086

Resumen

SILVANO, Ana; ANTUNES, Ana; LEBRE, Paula  y  SANTOS, Sofia. A qualidade de vida das pessoas idosas com e sem demência: a fiabilidade interrespondente. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2020, vol.21, n.1, pp.82-89. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/20psd210113.

A qualidade de vida (QdV) como enquadramento para boas práticas, carece ainda de evidências nos subgrupos vulneráveis. A estratégia multipercetiva sobre a QdV de pessoas idosas com demência exige que, para além dos cuidadores (formais/informais) significativos, se inclua a própria pessoa. Este estudo analisa a consistência e (co)relação das perceções de QdV da pessoa idosa e dos seus cuidadores formais e informais. Método: O Mini Mental State Examination (MMSE) foi aplicado a 27 participantes, dos 73 aos 101 anos (84,52±6,54), 19 do género feminino, com e sem diagnóstico demencial. O DEMQOL foi aplicado à pessoa idosa, cuidadores formais (técnicos de saúde) e informais (familiar). Resultados: O alpha Cronbach indicia a consistência interna (α>,70), obtendo-se correlações fracas (sentimentos) a moderadas (memória) entre os grupos (-,003>r<,67) e instrumentos (,02>r<,67). Os cuidadores formais apresentam valores médios mais elevados apesar de diferenças significativas com os restantes respondentes. As perceções entre autorrelato e cuidadores informais são similares. O índice global QdV autorrelatado denota correlação fraca com os cuidadores formais (r<,30) mas moderada com os informais (r=,42). Discussão: A QdV parece exigir a inclusão de diferentes respondentes, sendo fundamental a voz da própria pessoa. Recomendações para a prática e investigação serão apresentadas.

Palabras clave : Qualidade de Vida; Demência; Fiabilidade Interrespondente; Autorrelato; Cuidadores Formais; Cuidadores Informais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons