SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Retrato da literacia em saúde funcional, comunicacional e crítica em mulheres emigrantesClínica do trabalho com professores readaptados na abordagem da psicodinâmica do trabalho índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

ASSUNCAO, Hugo  e  MAROCO, João. Utilização de medicamentos em estudantes universitários com Burnout. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2020, vol.21, n.1, pp.15-21. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/20psd210104.

Os exames, a entrega de trabalhos e os prazos para cumprir, criam uma elevada carga cognitiva sobre os alunos do ensino superior. O objetivo deste estudo foi analisar a associação entre variáveis psicológicas como o envolvimento académico, o burnout e o suporte social na tomada de medicação nos estudantes do ensino superior em Portugal, em função da sua finalidade. Participaram no estudo 1.067 estudantes portugueses do ensino superior (65% mulheres; média de idade= 23 anos). Os dados foram recolhidos online, através das associações de estudantes e redes sociais. Os dados indicam que um em cada três estudantes universitários tomou medicação devido aos seus estudos, sendo a principal finalidade da medicação o alívio de sintomas de ansiedade (um em seis), problemas de desempenho cognitivo (um em sete), problemas de sono (um em catorze) e sintomas de depressão (um em vinte e dois). O burnout, o envolvimento académico e o suporte social são variáveis que prevêem significativamente a probabilidade de um estudante tomar medicação. Os resultados obtidos neste estudo são úteis na implementação de ações preventivas e de programas de intervenção para estudantes universitários portugueses.

Palavras-chave : Estudantes Universitários; Medicação; Burnout; Envolvimento; Suporte Social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons