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Psicologia, Saúde & Doenças

versión impresa ISSN 1645-0086

Resumen

LIMA, Manuela  y  IRIGARAY, Tatiana. Lócus de controle, escolaridade e conhecimento sobre a doença em pacientes oncológicos. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2019, vol.20, n.3, pp.659-669. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/19psd200309.

O objetivo deste estudo foi verificar se escolaridade é preditora de conhecimento sobre a doença, e se a orientação de lócus de controle (LOC) é preditora de escolaridade e de nível de conhecimento sobre a doença. A amostra foi composta por 220 pacientes com câncer, predominantemente por mulheres (62,7%), com média de idade de 54,66 anos (DP=13,30) e de escolaridade de 8,32 anos de estudo (DP=3,76). Os instrumentos utilizados foram: questionário de dados sociodemográficos e clínicos, Multidimensional Health Locus of Control (MHLC) Scale e Questionário de avaliação do nível de conhecimento sobre sua doença. Para verificar a relação entre as variáveis foram realizadas Correlações de Spearman, e Regressão Linear Múltipla para verificação do valor preditivo. Encontrou-se prevalência de LOC externo outros poderosos (60,9%) e de conhecimento sobre a doença moderado (41,4%). A escolaridade mostrou-se como preditor de conhecimento sobre a doença, e LOC externo (outros poderosos e acaso) como preditor do nível de escolaridade. Compreende-se que pessoas com baixa escolaridade apresentam menor tendência a buscar e compreender informações de saúde. Além disso, indivíduos com predomínio de LOC externo tendem a acreditar que os acontecimentos de sua vida dependem de outras pessoas ou do acaso e, assim, podem não buscar novos conhecimento. Concluiu-se que profissionais devem auxiliar os pacientes na busca e compreensão das informações sobre saúde, buscando alfabetização em saúde e auxiliando na tomada de decisões.

Palabras clave : conhecimento sobre a doença; lócus de controle; escolaridade; câncer.

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