SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2The effects of the breakup a loving relationship in university studentsSequels and neuropsychological impairment in adolescents with hiv by vertical transmission author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

VIEIRA, Igor Soares et al. Fatores associados a experimentação do álcool entre adolescentes escolares. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2019, vol.20, n.2, pp.414-423. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/19psd200211.

A ingestão precoce de bebidas alcoólicas pode ocasionar o aumento das chances de consumo excessivo no decorrer da vida. Este estudo objetivou identificar a prevalência e os fatores sociodemográficos associados à experimentação de bebidas alcoólicas entre adolescentes escolares na Grande Aracaju/SE. Trata-se de um estudo transversal realizado nas escolas da rede pública Estadual de Sergipe. Participaram do estudo 753 estudantes. Os resultados mostraram uma prevalência de experimentação de bebidas alcoólicas de 39,9%. Houve diferença significativa na experimentação do álcool entre os estudantes, com idade entre 17-20 anos (48,3%, IC95=1,14-1,62, p<0,001), que moravam sem os pais ou responsável (51,3%, IC95=1,11-2,24, p=0,036) e que já sofreram reprovação escolar (43,3%, IC95=1,37-1,67, p=0,049). A baixa escolaridade da mãe foi um fator de risco para a experimentação, sobretudo entre os estudantes que a mãe nunca estudou (44,5%) (RP=2,1, IC95=1,21-3,75, p=0,016) de experimentação do álcool. Conclui-se que, houve experimentação de bebidas alcoólicas e esta esteve associada com os adolescentes mais velhos, ocorrência de reprovação escolar, baixa escolaridade da mãe e morar sem os pais.

Keywords : adolescente; bebidas alcoólicas; família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License