SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Perceptions of cohesion and family hierarchy in people living with HIV/AIDSQualidade de vida de pacientes com Guillain-Barré: uma revisão author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

MOURA, Gabrielle et al. Prevalência e fatores associados à síndrome de burnout entre universitários: revisão de literatura. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2019, vol.20, n.2, pp.300-318. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/19psd200203.

Este estudo objetivou identificar as prevalências e os fatores associados à Síndrome de Burnout (SB) entre universitários, a partir da análise das publicações. Trata-se de uma revisão da literatura, realizada em janeiro de 2018, nas bases LILACS, MEDLINE e SciELO. Consideraram-se artigos publicados entre 2006 e 2017, em português, inglês ou espanhol. Foram incluídos 15 artigos nesta, sendo a maior parte conduzida no Brasil e publicada em 2012. As prevalências gerais da SB variaram de 2,5% a 57,2%. Entre as dimensões, as prevalências variaram de 30,43% a 67% para a exaustão emocional; 41,4% a 68,9% para descrença ou cinismo; 17,3% a 45,7% para eficácia profissional. Entre os fatores associados, destacaram: sexo, idade, tipo de moradia, falta de tempo de lazer, inscrição em um maior número de disciplinas, insatisfação com o curso, semestres avançados, consumo de medicações devido aos estudos. Os fatores associados estiveram, em sua maioria, envolvidos com questões diretamente relacionadas à vida acadêmica. Considerar os universitários como um grupo importante dentro do contexto da saúde ocupacional é muito importante, uma vez que o início do Burnout pode ocorrer no período acadêmico e persistir na vida profissional.

Keywords : burnout; universitários; estudantes; esgotamento profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License