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Psicologia, Saúde & Doenças

versión impresa ISSN 1645-0086

Resumen

MELO-DIAS, Carlos  y  SILVA, Carlos Fernandes da. Teoria da aprendizagem social de Bandura na formação de habilidades de conversação. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2019, vol.20, n.1, pp.101-113. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/19psd200108.

A teoria da aprendizagem social, de Albert Bandura, é revisitada em exclusividade, enquanto base conceptual do método de aprendizagem da formação de habilidades de conversação, definindo que o desenvolvimento e funcionamento da pessoa decorrem da relação triádica recíproca entre os estímulos internos, os estímulos externos, e o comportamento. A aprendizagem pela observação é assim governada por quatro processos interdependentes: a atenção, a memorização, o comportamento, e a motivação, sendo que a exposição, aprendizagem, e utilização dos padrões de modelo de pensamento e comportamento, “universalmente” disponíveis levam os observadores a transcender os limites do seu ambiente circunscrito, adquirindo desenvolvimento e concretizando escolhas e caminhos. Sendo as capacidades das pessoas, a abstração e simbolização, a aprendizagem vicariante (“aprender com a observação dos outros”), a previsão, a autorregulação, a autorreflexão, e a autoeficácia, a aprendizagem social é preferencialmente entendida como um processo de transmissão de regras para gerar e inovar comportamentos.

Palabras clave : teoria da aprendizagem social; observação; abstração; reflexão; enfermagem.

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