SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Adição ao jogo: novos desafios num velho problemaIniciação sexual precoce e fatores associados: uma revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

CALVETTI, Prisla Ücker; MOITOSO, Gisele Schmidt; BAJA, Jamila Usama  e  PEREIRA, Karini Reis. Aspectos neuropsicológicos e socioemocionais em crianças com dermatite atópica. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2019, vol.20, n.1, pp.47-58. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/19psd200104.

A dermatite atópica (DA) é uma doença de etiologia multifatorial que causa inflamação da pele e leva ao aparecimento de lesões e à coceira. O objetivo deste estudo foi investigar os aspectos neuropsicológicos e socioemocionais em crianças com DA e seus pais. Realizou-se revisão da literatura nas bases de dados SciELO, PubMed e LILACS, incluindo artigos publicados a partir de 2001 em português e inglês. Foram selecionados 23 artigos, sendo 13 referentes à relação entre DA e aspectos neuropsicológicos e socioemocionais das crianças e 10 relativos ao impacto da doença nos pais. Constatou-se que a DA influencia negativamente a qualidade de vida e a qualidade do sono da criança, bem como está relacionada a sintomas de ansiedade e a outros distúrbios psicológicos. Observaram-se efeitos positivos em todos os programas de educação parental. Entende-se que os aspectos psicofisiológicos tanto das crianças quanto dos seus pais necessitam ser considerados nos tratamentos.

Palavras-chave : aspectos neuropsicológicos; aspectos socioemocionais; dermatite atópica; eczema; crianças.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons