SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Risco e proteção no uso de drogas: revisão da literaturaTranstorno de compulsão alimentar periódica: fatores associados em adolescentes sobrepesados e obesos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia, Saúde & Doenças

versión impresa ISSN 1645-0086

Resumen

MENEZES, Mariana Siqueira  y  FARO, André. Sintomatologia depressiva e regulação emocional em pacientes com doença de crohn e retocolite ulcerativa. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2018, vol.19, n.3, pp.743-754. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/18psd190321.

A presente pesquisa investigou a sintomatologia depressiva e aspectos relativos à regulação emocional em pacientes com Doenças Intestinais Inflamatórias (DII), especificamente: a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa. Participaram 63 indivíduos, que responderam a um questionário sociodemográfico e clínico, ao Questionário de Regulação Emocional e à escala Center for Epidemiologic Studies Depression - Revised. Quanto aos resultados, viu-se que o diagnóstico positivo para sintomatologia depressiva foi de 52,4%. Os fatores associados a maiores chances para sintomatologia de depressão foram: idade entre 36 e 49 anos, formação acadêmica média ou superior, ter Retocolite Ulcerativa, conviver com os sintomas da doença há mais de cinco anos, ter tido crise inflamatória no último ano, ter se submetido a procedimentos cirúrgicos para tratamento e sofrer com outras doenças crônicas. Quanto à regulação emocional, pontuações mais baixas na subescala de Reavaliação Cognitiva e mais altas na subescala de Supressão Emocional foram relacionadas às chances aumentadas para depressão. Com os achados desta pesquisa, verificou-se a ocorrência de sintomas depressivos em pacientes com DII em uma proporção acima da metade da amostra, além de que se constataram relações significativas entre o perfil sociodemográfico, o clínico e a regulação emocional com a depressão. Vale destacar que uma peculiaridade deste estudo foi a avaliação da relação entre depressão e a regulação emocional, sendo, então, uma contribuição à Psicologia da Saúde em interface com a Proctologia.

Palabras clave : doenças inflamatórias intestinais; depressão; regulação emocional; doença de crohn; retocolite ulcerativa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons