SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Perceção de obstáculos ao controlo da diabetes tipo 1 em adolescentesProtocolo cognitivo-comportamental para a perturbação de pânico: eficácia numa amostra portuguesa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia, Saúde & Doenças

versión impresa ISSN 1645-0086

Resumen

OLIVEIRA, Catarina et al. Hoarding disorder: abordagem terapêutica com terapia cognitivo-comportamental. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2018, vol.19, n.3, pp.682-692. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/18psd190317.

A Perturbação de Acumulação (PA), ou, em terminologia anglo-saxónica, Hoarding Disorder, é uma entidade clínica com início insidioso, curso crónico e de agravamento progressivo, caracterizada por excessiva aquisição e recusa no descarte de objetos, com consequente acumulação destes habitualmente em espaços residenciais. Esta característica da PA é geradora de múltiplos perigos com impacto na morbilidade e mortalidade física. A etiologia é multifatorial consistindo em défices cognitivos, crenças mal-adaptativas, como o perfeccionismo e o medo de tomar decisões erradas, e padrões comportamentais disfuncionais também associados a co-morbilidades psiquiátricas. O funcionamento individual, familiar e social é severamente prejudicado. Dado a cronicidade desta patologia, o objetivo do tratamento é a melhoria da sintomatologia e não a sua remissão total. A psicoterapia cognitivo-comportamental (TCC) adaptada à PA é a forma mais estudada para o tratamento dos indivíduos com acumulação compulsiva. A ineficácia do tratamento farmacológico levou ao desenvolvimento de intervenções cognitivo-comportamentais específicas e adaptadas às dificuldades dos indivíduos com esta patologia.

Palabras clave : perturbação de acumulação; terapia cognitivo-comportamental; perturbação obsessivo-compulsiva; resposta a tratamento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons