Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Psicologia, Saúde & Doenças
versión impresa ISSN 1645-0086
Resumen
BARROS, Alessandra Santana Soares e. A hospitalização retratada na literatura infantil: diálogos com a educação em saúde. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2018, vol.19, n.3, pp.503-514. ISSN 1645-0086. https://doi.org/10.15309/18psd190303.
Considerando que os livros infantis, cujas temáticas são relacionadas à doença e/ou à hospitalização, podem se mostrar ferramentas de trabalho especialmente significativas para profissionais que lidam com crianças hospitalizadas em contextos de educação em saúde, foi analisada uma amostra intencional de vinte livros infantis ilustrados. A análise julgou a qualidade simbólica dos discursos subliminares ali contidos, sendo executada segundo os pressupostos da Escola Francesa de Análise de Discurso. Os achados indicaram que livros reproduzem os estereótipos socialmente veiculados sobre os profissionais de saúde e carregam mensagens moralizadoras sobre o comportamento ideal frente à hospitalização e/ou o sofrimento na doença. A pesquisa intentou verificar, também, se os livros cumprem alguma função informativa, representando de modo verossímil a realidade experimentada pela criança na doença e/ou na hospitalização.
Palabras clave : hospitalização pediátrica; análise de discurso; literatura infantil; biblioterapia; educação em saúde.