SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Psiquiatria positiva, psicologia positiva e mindfulness: uma visão comumAtenção psicogerontológica aos cuidadores familiares de idosos com doença de Alzheimer índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

PRAXEDES, Antônia Marília; ARAUJO, Janieiry Lima de  e  NASCIMENTO, Ellany Gurgel Cosme do. A morte e o morrer no processo de formação do enfermeiro. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2018, vol.19, n.2, pp.369-376. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/18psd190216.

O objetivo do presente estudo é desvelar os significados da morte e morrer vivenciados por 10 docentes e 22 discentes do Curso de Enfermagem, da Universidade do Estado do Rio grande do Norte. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa. Emergiram quatro áreas temáticas desse estudo, sendo elas: Sensações e Sentimentos ao vivenciar o processo de Morte e Morrer; As experiências das práticas do ensino de enfermagem diante da morte e do morrer; A fé e a literatura como apoio encontrado para lidar com as situações de morte e morrer; e A formação de enfermagem e o preparo para vivenciar a morte e o morrer. Verificou-se que os discentes e docentes de enfermagem sentem-se despreparados para vivenciar os processos de morte e morrer no cotidiano de suas práticas de ensino e aprendizagem, evidenciando o pouco preparo que estes obtiveram ao longo de sua formação acadêmica para enfrentarem tais situações enquanto profissionais da área da saúde.

Palavras-chave : morte; atitude frente à morte; estudantes de enfermagem; enfermagem; educação em enfermagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons