SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2A eficácia do biofeedback HRV na redução da ansiedade de performance musical: um estudo inicialRelação entre violência familiar e transtorno de estresse pós-traumático índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

REISA, Silvi Borges; GOMES, A. Rui  e  SIMAES, Clara. Stress e burnout em professores: importância dos processos de avaliação cognitiva. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2018, vol.19, n.2, pp.208-221. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/18psd190204.

Este estudo analisa a experiência de stress e burnout em professores e o papel da avaliação cognitiva na relação estabelecida entre stress e burnout. Participaram no estudo 451professores, sendo 317 do sexo feminino (71.1%). As idades variaram entre 28 e 67 anos (M = 46.88; DP = 7.80). O protocolo de avaliação incluiu um questionário demográfico, a Escala de Avaliação Cognitiva, o Questionário de Stress em Professores e a Medida de Burnout de Shirom-Melamed. Os resultados mostraram que 55.1% dos professores percecionaram níveis significativos a elevados de stress profissional, sendo a fadiga física o sintoma de burnout mais frequente. Verificou-se também que a avaliação cognitiva medeia parcialmente a relação estabelecida entre o stress e o burnout. Em síntese, a atividade de professor é exigente do ponto de vista emocional, sendo de considerar, igualmente, a importância dos processos de avaliação cognitiva na adaptação ao stress.

Palavras-chave : stress ocupacional; burnout; avaliação cognitiva; professores; ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons