SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Diagnóstico de doença e literacia em saúde: que associações?A qualidade das vivências parentais em três famílias homoparentais Portuguesas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

ROSAS, Raquel; PIMENTA, Filipa; LEAL, Isabel  e  SCHWARZER, Ralf. FOODLIT-PRO: Desenvolvimento de literacia alimentar. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2018, vol.19, n.1, pp.122-128. ISSN 1645-0086.  http://dx.doi.org/10.15309/18psd190117.

No Plano de Acção Alimentar e Nutricional 2015-2020, a OMS realça que maus hábitos alimentares são responsáveis por doenças não transmissíveis (e.g., diabetes, doenças cardiovasculares, alguns cancros). Dada a urgência na melhoria da ingestão alimentar, a falta de consenso sobre “literacia alimentar” e a carência de investigação-acção neste domínio comprometem a melhoria de comportamentos alimentares. Para identificar lacunas teóricas, confrontam-se os dois modelos conceptuais de literacia alimentar (LA) e propõem-se objectivos de desenvolvimento (constructo, instrumento, e intervenção) no âmbito do projecto FOODLIT-PRO. O primeiro modelo define LA como a interligação de conhecimentos, competências e comportamentos relacionados com a alimentação que promovem bem-estar físico e psicológico e compreende os domínios Planear, Seleccionar, Preparar, e Comer. O segundo modelo define LA como um conjunto de conhecimentos e habilidades que suportam uma dieta saudável diariamente, construindo resiliência, e incorporando os domínios Preparar, Organizar, Factores Psico-Sociais, e Conhecimento. A ausência de variáveis psico-sociais no primeiro modelo, colmatada pelo seu sucessor, realçam a importância de investigar dimensões psicológicas da LA. Visando o aprofundamento deste campo, este trabalho apresenta o protocolo para a primeira fase do FOODLIT-PRO.

Palavras-chave : FOODLIT-PRO; literacia alimentar; modelos conceptuais; protocolo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons