SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Medical ambulatory of specialties-psychiatry Vila Maria: an inventory of two initial yearsMethodological analysis regarding pediatric oncohematology papers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

ABREU, Maria Odília  and  DIAS, Isabel Simões. Exercício físico, saúde mental e qualidade de vida na ESECS/IPL. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2017, vol.18, n.2, pp.512-526. ISSN 1645-0086.  http://dx.doi.org/10.15309/17psd180219.

A organização mundial de saúde reconhece a atividade física como um dos comportamentos promotores de saúde (WHO, 2011) e de qualidade de vida. Este trabalho quantitativo apresenta resultados preliminares da aplicação do Behavioral Regulation in Exercise Questionnaire (BREQ-3), do Brief Symptom Inventory (BSI) e do World Health Organization Quality of Life-Bref (WHOQOL-BREF) a funcionários e estudantes de 2º ciclo da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS-IPL) no ano letivo 2014/2015. Com este artigo, tem-se como objetivo descrever a amostra em estudo, no que diz respeito às variáveis sociodemográficas, à sua motivação para a prática de exercício físico, aos indicadores relativos aos sintomas psicopatológicos e à sua perceção de qualidade de vida. Os resultados indicam que os 140 respondentes revelam uma motivação para praticar exercício físico que se enquadra, maioritariamente, na categoria regulação identificada (Deci & Ryan, 1985), que apresentam um perfil nas subescalas do BSI que vão ao encontro do referido para a população geral (Canavarro, 2007) e que têm uma perceção satisfatória ou boa da sua qualidade de vida. Estes resultados permitir-nos-ão perceber de que forma estas três variáveis se relacionam entre si, neste contexto específico.

Keywords : BREQ-3; BSI; WHOQOL-BREF; Ensino Superior Politécnico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License