SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Análise da relação do suporte social e da síndrome de fragilidade em idososO efeito do álcool na percepção visuoespacial e na cognição do espaço índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia, Saúde & Doenças

versión impresa ISSN 1645-0086

Resumen

CUNHA, Katiane da Costa; RAMOS, Maely Ferreira Holanda; SILVA, Simone Souza da Costa  y  PONTES, Fernando Augusto Ramos. Estresse parental e paralisia cerebral. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2017, vol.18, n.2, pp.433-450. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/17psd180212.

Este trabalho apresenta uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de estabelecer um panorama internacional sobre as pesquisas que investigaram o estresse em pais de crianças com paralisia cerebral entre janeiro de 2003 e junho de 2015. Tal busca resultou em 27 estudos. Verificou-se, por meio da análise dos resultados desses artigos que, pais de crianças com paralisia cerebral parecem experimentar maior nível de estresse do que pais de crianças com desenvolvimento típico. Isto pode estar relacionado à diminuição de sentimento de bem estar familiar, devido às grandes demandas geradas pelas limitações em atividades por parte das crianças (comportamento, comprometimento motor, engajamento social e outros), pela deficiência de suporte, além da insatisfação dos pais com a comunicação do diagnóstico de paralisia cerebral. Finalmente a obtenção desses dados reforçam o crescente interesse da literatura em investigar o estresse parental em famílias de crianças com paralisia cerebral.

Palabras clave : estresse psicológico; pais; crianças; paralisiacerebral.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons