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Psicologia, Saúde & Doenças

versión impresa ISSN 1645-0086

Resumen

ROSAS, Raquel; PIMENTA, Filipa; MAROCO, João  y  LEAL, Isabel. Auto-conceito espontâneo numa perda de peso bem-sucedida: Estudo qualitativo pluralista. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2017, vol.18, n.1, pp.01-18. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/17psd180101.

A obesidade implica riscos para a saúde, afectando negativamente a auto-estima. Como estratégia de melhoria, a perda de peso impacta não só a imagem corporal como também outros domínios do auto-conceito. Apesar da extensa investigação sobre o auto-conceito físico, a exploração de outros domínios do auto-conceito relativamente a uma perda de peso é escassa. Este estudo tem como objectivo explorar o auto-conceito espontâneo de uma perda de peso bem-sucedido. Trinta homens e mulheres que fizeram uma perda de peso bem-sucedida (perda mínima de 7% do peso inicial e uma manutenção mínima de 12 meses) foram entrevistados. As entrevistas foram gravadas em audio, transcritas e analisadas através da análise de conteúdo e análise temática (análise pluralista com abordagens indutiva e dedutiva) por um júri de psicólogos. A exploração quantitativa da associação entre as categorias emergentes foi feita através de análise de correspondência múltipla. Um acordo entre avaliadores (K de Cohen) foi substancial (.734). O auto-conceito estabeleceu um modelo tri-factorial: 1) Investimento eficaz/Auto-estima equilibrada, 2) Ambivalência, e 3) Aceitação positiva/Foco, que incorporaram domínios como a auto-estima, auto-conceito físico, social, e de personalidade explícita. A exploração qualitativa do auto-conceito num contexto de perda de peso contribui para o aprofundamento da literatura. Realçando que aspectos físicos e psicológicos podem ser afectados numa perda de peso com sucesso, este estudo destaca que as auto-representações negativas devem ser consideradas em contextos de intervenção clínica.

Palabras clave : Perda de Peso; Auto-conceito; Qualitativo; Análise de Conteúdo; Análise Temática.

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