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Psicologia, Saúde & Doenças

versión impresa ISSN 1645-0086

Resumen

JESUS, Cleber Souza de; CARVALHO, Fernando Martins  y  ARAUJO, Tânia Maria de. Demanda psicológica no trabalho e dor musculoesquelética em professoras. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2016, vol.17, n.3, pp.575-586. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/16psd170320.

O estudo teve por objetivo investigar o efeito do controle sobre o trabalho na associação entre demandas psicológicas do trabalho e dor musculoesquelética nos membros superiores de professoras (DMEMS). Estudo transversal, com 677 docentes do sexo feminino com atividades exclusivas de sala de aula, do ensino fundamental e médio do município de Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. Os aspectos psicossociais do trabalho (demanda psicológica e controle sobre o trabalho) foram avaliados pelo Job Content Questionnaire. Foram estimadas prevalências, razões de prevalência (RP) e intervalos de confiança de 95% (IC95%), brutas e ajustadas. Usaram-se técnicas de regressão logística. A prevalência geral de DMEMS foi de 66,0%. Professoras em situações de trabalho ativo (alta demanda e alto controle) (RP = 1,34; 1,16 - 1,56) e em alta exigência (alta demanda e baixo controle) (RP=1,28; 1,05 - 1,56) apresentaram prevalências de DMEMS mais elevadas, comparadas àquelas em baixa exigência (baixa demanda e alto controle), após ajuste por variáveis de confundimento. Professoras com alta demanda psicológica do trabalho apresentaram maior prevalência de DMEMS (RP=1,40; IC95% 1,07 - 1,84) que aquelas com baixa demanda. Entretanto, esta associação foi mais forte nas professoras com baixo controle (RP = 1,57; 1,08 - 2,29) do que naquelas com alto controle sobre seu trabalho (RP = 1,33; 1,09 -1,63), ajustando por faixa etária, escolaridade, número de turmas, número de horas/aula por semana, rede de ensino, carga doméstica e apoio social no trabalho. A prevalência de DMEMS em professoras associa-se mais à demanda psicológica do que ao controle sobre o trabalho.

Palabras clave : Estresse Psicológico; Ensino Fundamental e Médio; Transtornos Traumáticos Cumulativos; Trabalho Feminino.

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