SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Risk and protective psychological factors associated with suicidAl ideation in adolescentsSocial skills evaluation in university hospital residents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

PATRAO, Ana Luísa; ALVES, Vicente Paulo  and  NEIVA, Tiago. Propriedades psicométricas do questionário who vaw em idosos brasileiros. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2016, vol.17, n.2, pp.150-161. ISSN 1645-0086.  http://dx.doi.org/10.15309/16psd1704.

O presente trabalho analisa as propriedades psicométricas do Questionário do estudo World Health Organization Violence Against Women (WHO VAW), numa amostra gerontológica brasileira. Participaram nesta investigação 144 idosos (M idade=69,34; DP=6,61), usuários/utentes da Unidade Básica de Saúde da Granja do Torto (Brasília). A análise fatorial em componentes principais resultou em três fatores: violência emocional, violência física e violência sexual. O WHO VAW apresentou elevados níveis de consistência interna nesta amostra (alfa de Cronbach de 0,91 para a escala total, 0,86 para a violência emocional, 0,90 para a violência física e 0,86 para a violência sexual). Em termos de validade convergente, o WHO VAW apresentou correlações estatisticamente significativas com instrumentos que avaliam variáveis psicossociais associadas, tais como a depressão (r= 0,20; p< 0,005) e a auto-eficácia geral (r= -0,23; p< 0,001). Assim, o WHO VAW apresenta-se como um importante instrumento no âmbito da avaliação psicológica e da promoção da saúde em idosos brasileiros.

Keywords : violência conjugal; WHO VAW; propriedades psicométricas; idosos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License