SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3A ansiedade odontológica em crianças e os fatores associados: revisão de literaturaFatores associados ao consumo de álcool na adolescência, em função do género índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

GOUVEIA, Patrícia; LEAL, Isabel; CARDOSO, Jorge  e  NUNES, Ana Cláudia. Contributos para a adaptação e aferição de duas medidas de suporte social. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2015, vol.16, n.3, pp.386-391. ISSN 1645-0086.

A perceção de suporte social familiar e dos amigos tem uma grande influência no desenvolvimento psicossocial saudável dos adolescentes. Desta forma, propusemo-nos adaptar e aferir para a população portuguesa as escalas de medida Perceção do Suporte Social da Família (PSS-Fam) e dos Amigos (PSS-Am) de Procidado e Heller (1983). Apresentamos os resultados obtidos a partir de uma amostra de 851 adolescentes com idades compreendidas entre os 11 e os 19 anos. Os resultados estão de acordo com os obtidos por Procidano e Heller (1983) que obtiveram uma solução com apenas um fator para cada escala. Os estudos psicométricos revelam, de forma global, bons índices de fiabilidade e validade dos instrumentos. Concluímos contribuindo com duas medidas adequadas para avaliar o suporte social percebido na população adolescente.

Palavras-chave : Adaptação e Aferição de Escalas; Avaliação da Perceção do Suporte Social Familiar; Avaliação da Perceção do Suporte Social dos Amigos; Adolescente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons