SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Adaption study of parental support questionnaire (psq-6)- short form for teensSubstance use and sexual behavior survey: a validation study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

GASPAR, Tânia  and  MATOS, Margarida Gaspar de. “Para mim é fácil”: Escala de avaliação de competências pessoais e sociais. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2015, vol.16, n.2, pp.195-206. ISSN 1645-0086.  http://dx.doi.org/10.15309/15psd160206.

As competências pessoais e sociais têm um papel fundamental no desenvolvimento das crianças e adolescentes, assim como no seu comportamento face aos fatores de risco. A Escala “Para mim é fácil” é um instrumento de medida das competências pessoais e sociais que foi construído e validado pela Equipa Aventura Social www.aventurasocial.com. O presente artigo tem como objetivo o estudo da validação do instrumento. O estudo inclui 960 crianças e adolescentes Portugueses, com média de idades de 15,3 anos (DP=3,7). Inclui 56,8% rapazes de diferentes níveis de escolaridade. A versão estudada do Instrumentos demonstrou boas propriedades métricas, e a estrutura fatorial identifica 5 dimensões da competência social e pessoal (Competências Básicas, Resolução de Problemas, Regulação Emocional, Relações Interpessoais e Definição de Objetivos). A Escala “Para mim é fácil” pode ser considerada um instrumento que responde a uma necessidade e contribui para a investigação e avaliação da intervenção em crianças e adolescentes Portugueses no âmbito especificamente da prevenção e promoção de competências pessoais e sociais e de um desenvolvimento saudável.

Keywords : Competências; Crianças/Adolescentes; Avaliação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License