SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Educação para a saúdeInfluência da família e amigos no bem-estar e comportamentos de risco: Modelo explicativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia, Saúde & Doenças

versión impresa ISSN 1645-0086

Resumen

JOVIC, S. et al. Tabaco: Relações com a família, a escola e os colegas - HBSC France 2010. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2015, vol.16, n.1, pp.10-22. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/15psd160103.

O tabagismo entre os jovens é motivo de preocupação, dado o grande número de pessoas envolvidas e do impacto sobre o número de saúde. Neste artigo estuda-se a relação entre o consumo diário e a família, os pares, a escola, o contexto socioeconómico de vida. Foram utilizadas: regressões logísticas hierárquicas em dois níveis (primeiro: estudantes segundo: escolas). Dos 4 091 adolescentes franceses entrevistados (13-17 anos), 13,5% (n = 551) relataram fumar diariamente. Esta prática parece ser mais comum entre os jovens de famílias não tradicionais ou que se sentem pouco supervisionados pelos pais, e que saem à noite ou depois da escola muitas vezes. Não gostar nada da escola, percepção académica abaixo da média por parte dos professores e considerar que as exigências académicas são excessivas está associado positivamente ao consumo diário de tabaco. Ao nível contextual, ser educado numa área desfavorecida (área de educação prioritária) está negativamente relacionado com essa prática, apesar de não ter explicado as diferenças entre escolas. O risco de fumar diariamente aumenta com a idade e é maior para as raparigas. Novos fatores individuais e contextuais devem ser levados em conta para melhor compreender o consumo diário nos jovens e aumentar a prevenção.

Palabras clave : fumar diariamente; adolescentes; contextos.

        · resumen en Francés     · texto en Francés     · Francés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons