SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3The mastectomy and the incidence of post-traumatic stress disorderSun-protection amongst portuguese children and adolescents: a cross-sectional study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

FONTONI, Marcos Roberto; OLIVEIRA, Walter Lisboa  and  KANETA, Catalina Naomi. Winnicotti e o desafio do atendimento a pacientes idosos em estado confusional. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2014, vol.15, n.3, pp.816-827. ISSN 1645-0086.  http://dx.doi.org/10.15309/14psd150320.

A experiência de internação hospitalar costuma ser um período difícil para o paciente, seus familiares e equipe, o que pode se agravar ainda mais quando há ocorrência de quadros confusionais. A alta incidência desses quadros, especialmente o delirium, em pacientes idosos internados, é um desafio a toda a equipe hospitalar multiprofissional. O cuidado com esses se torna desgastante devido às dificuldades com a prevenção, manejo e tratamento, além de tornar os custos da internação ainda maiores. O objetivo desta pesquisa é apresentar as dificuldades na abordagem a pacientes com quadros confusionais e discutir intervenções clínicas que se adéquam a essa realidade. A pesquisa foi realizada a partir de atendimentos psicológicos em enfermaria de um hospital ortopédico com pacientes idosos vítimas de fraturas ósseas que evoluíram, após a internação, para estado confusional. Os resultados sugerem que a abordagem do psicólogo deve ocorrer de forma específicaa fim de acolher, dar suporte e auxiliar, se possível, os pacientes a retomarem o contato com a realidade, tal como se observa na Psicanálise Winnicotiana, não podendo esta atuação se dar de maneira genérica.

Keywords : Winnicott; Delirium; idoso; hospital; estado confusional; holding.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )