SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Inclusion of patients of a mental health day hospital: a reviewWinnicott and the challenge in care of elderly patients with confusional state author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

CAPOROSSI, Jackeline A. M. et al. Mastectomia e a incidência de transtorno de estresse pós-traumático. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2014, vol.15, n.3, pp.800-815. ISSN 1645-0086.  http://dx.doi.org/10.15309/14psd150319.

A incidência de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) é um tema ainda pouco abordado pela literatura científica no Brasil, principalmente relacionado a doenças traumáticas como câncer de mama. Este estudo foi realizado com 20 mulheres mastectomizadas, e revelou a incidência de TEPT em 20% desta amostra, através da escala CAPS (Clinician Administered PTSD Scale), a IES ( Impact of Events Scale) e a SOS (Significant Other Scale), foi realizada também uma entrevista semi-estruturada para verificar o histórico da doença e seu impacto físico e social. A família foi relatada como principal rede de apoio social, seguido do parceiro, amigos, igreja e profissionais da saúde. A assistência psicológica se apresenta de forma majoritária no período pós-operatório. Observou-se então uma grande lacuna a ser trabalhada pelo profissional psicólogo de maneira preventiva com relação ao trauma gerado pelo câncer de mama que segundo o ministério da saúde é o tipo de câncer de maior incidência nas mulheres brasileiras.

Keywords : Câncer de mama; Mastectomia; Transtorno de Estresse Pós-Traumático.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )