SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Ajustamento mental ao cancro da mama: papel da depressão e suporte socialMastectomia e a incidência de transtorno de estresse pós-traumático índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

WEBER, César Augusto Trinta  e  JURUENA, Mário Francisco. Inclusão de usuários de hospital-dia em saúde mental: uma revisão. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2014, vol.15, n.3, pp.790-799. ISSN 1645-0086.  http://dx.doi.org/10.15309/14psd150318.

Revisar os estudos sobre hospital-dia em saúde mental no Brasil para conhecer as estratégias terapêuticas de inclusão social de seus usuários, as medidas de apoio e o grau de satisfação da família com o serviço de saúde mental. Revisão realizada em bases de dados eletrônicas (Lilacs e SciELO), em artigos nacionais publicados entre janeiro de 2001 e dezembro de 2012. Foram selecionadas 21 publicações em que o assunto principal indicado em cada artigo foi: ajuste social, apoio social, centro de reabilitação, centros comunitários de saúde mental, desinstitucionalização, família, hospital-dia, inclusão social, pessoas mentalmente doentes, psiquiatria, reforma de serviços de saúde, saúde mental, serviços comunitários de saúde mental, serviços de saúde mental, transtorno mental. Os estudos brasileiros sobre o funcionamento dos hospitais-dia em saúde mental mostraram-se insuficientes levando-se em conta à importância da internação parcial em hospital-dia para o projeto de desospitalização em curso e o alcance do objetivo de reinserção social de seus usuários. As pesquisas correlacionando as abordagens terapêuticas para pacientes de hospital-dia e as estratégias de manejo com a família e/ou comunidade, ou as investigações que se ocuparam em estudar a inclusão social de usuários do hospital-dia - a partir da perspectiva da família e/ou do responsável -, apresentam-se ainda mais reduzidas no cenário científico nacional.

Palavras-chave : apoio social; família; hospital-dia; psiquiatria comunitária.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )