SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Children’s somatization inventory (isc-24)Mental adjustment to breast cancer: the role of depression and social support author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

FIGUEIREDO, Sue Ellen Ferreira Modesto Rey de; BARBOSA, Darklê Ferreira Modesto  and  HELENO, Maria Geralda V.. Convicções de saúde de pais de crianças com diabetes tipo 1. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2014, vol.15, n.3, pp.768-776. ISSN 1645-0086.  http://dx.doi.org/10.15309/14psd150316.

O objetivo do estudo foi descrever as convicções de saúde dos pais de crianças com diabetes tipo 1 e compreender comportamentos e atitudes que podem influenciar o tratamento. Entrevistamos 13 pessoas, pais das crianças de 11 meses até 10 anos com diabetes tipo 1, utilizando o modelo de "convicções de saúde". Este modelo abrange: impacto do diagnóstico, suscetibilidade, severidade, benefícios, barreiras, auto-eficácia e expectativas de futuro. Os pais experimentaram dificuldades, medos e incertezas em lidar com o diagnóstico de seus filhos. Em todas as fases da doença, desde o diagnóstico até o presente momento da entrevista, os pais revelam intenso sofrimento do sentimento generalizado de perda iminente. Recomendamos que os pais recebam apoio de uma equipe multidisciplinar com conhecimento específico e com o objetivo de informar a família sobre a doença. Este apoio deverá ter como objetivo minimizar os medos e incertezas que podem dificultar a adesão da família ao tratamento. Esperamos que com este tipo de apoio, tanto a qualidade de vida dos pacientes quanto de sua família melhorem muito.

Keywords : Diabetes tipo 1; Adesão; Cuidadores; Convicções de saúde; Aspectos emocionais.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )