SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Individual and organizational predictors of burnout among federal public servantsHealth beliefs of parents of children with type 1 diabetes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

FERREIRA, Sónia; MARTINS, Maria João; MONTEIRO, Sara  and  PEREIRA, Anabela. Inventário de somatização para crianças (isc-24). Psic., Saúde & Doenças [online]. 2014, vol.15, n.3, pp.751-767. ISSN 1645-0086.  http://dx.doi.org/10.15309/14psd150315.

A somatização é “a tendência para experimentar e comunicar desconforto somático e sintomas que não podem ser explicados por causas patológicas e atribuídos a doenças físicas (Lipowski, 1988, p. 1359). A literatura tem vindo a referir uma associação entre queixas somáticas e o aumento dos níveis de stresse. Apesar de vários estudos e investigações terem sido feitos, desde cedo, sobre a somatização e os efeitos do stresse no aparecimento de doenças, estes incidem, essencialmente, na população adulta. A investigação nas crianças e nos adolescentes é ainda escassa, carecendo de instrumentos de avaliação adaptados para a população portuguesa. O Inventário de Somatização para Crianças (ISC-24) destina-se a avaliar a presença e o grau de intensidade de somatização, entre os 8 e os 18 anos de idade. O presente estudo pretende analisar as características psicométricas do Inventário de Somatização para Crianças (ISC-24), de modo a adaptar para a população portuguesa uma medida válida de somatização.

Keywords : Somatização; Crianças e Adolescentes; Inventário; Adaptação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )