SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Revisão de investigação e evidência cientificaCaracterísticas psicométricas da self-esteem scale em mulheres moçambicanas em risco sexual índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

MAYER, Ana Paula Franco; WEBER, Lidia Natalia Dobrianskyj  e  TON, Claudia Tucunduva. Perfis parentais com base nas práticas educativas e alimentares: análises por agrupamento. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2014, vol.15, n.3, pp.683-697. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/14psd150310.

Esta pesquisa analisou a relação entre estilos parentais, práticas alimentares e o desenvolvimento nutricional dos filhos. A partir dos dados coletados por meio de 139 questionários respondidos por crianças entre 10 e 14 anos, matriculadas em escolas públicas de uma cidade do interior do Paraná (Brasil), foi realizada uma análise de cluster por segmentação da amostra. Esta análise agrupou mães e pais de acordo com a semelhança em suas práticas educativas alimentares percebidas pelos filhos participantes da pesquisa. Características socioeconômicas, práticas e estilos educativos globais e o IMC (índice de massa corporal) de pais e filhos foram relacionados aos perfis identificados. Foi verificada a relação entre estilos parentais, práticas alimentares maternas e paternas e o desenvolvimento nutricional dos filhos. Variáveis como situação conjugal, trabalho materno, gênero dos filhos, número de irmãos, IMC parental, desempenho acadêmico da criança, paterna e nível socioeconômico da família revelaram-se importantes na identificação dos perfis comportamentais de pais e mães. Por fim, verificou-se uma relação não linear entre o repertório educativo global de pais e mães e o repertório ligado à alimentação dos filhos. Isso pode constituir um indicativo da necessidade de divulgar e preparar pais e mães para a educação alimentar e deve ser levado em conta para traçar estratégias de prevenção e promoção do desenvolvimento e da saúde familiar.

Palavras-chave : Relações pais-filho; Práticas educativas alimentares; Estilos parentais; Desenvolvimento Infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )