SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Psychosocial profile of patients with acute coronary syndromeChildren’s perception about parental educative and feeding practices: a cluster analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

RIBEIRO, José L. Pais. Revisão de investigação e evidência cientifica. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2014, vol.15, n.3, pp.671-682. ISSN 1645-0086.  http://dx.doi.org/10.15309/14psd150309.

Atualmente a produção científica cresceu de modo muito significativo em todos os campos da ciência. A identificação de evidência científica, seja para a prática, seja para a investigação, depara-se com esta multiplicação de conhecimento que tem que ultrapassar. Um modo de enfrentar tal profusão de conhecimento é fazer revisões de investigação. O presente texto expõe e discute os principais métodos utilizados na revisão de investigação, discutindo as suas vantagens e desvantagens, principalmente para a área da psicologia. Revisão sistemática, meta análise, narrativa, integrativa, síntese, scoping, são alguns dos métodos utilizados para a revisão e exposição de evidência científica. Da revisão sistemática com ou sem meta análise, aos métodos de revisão mais qualitativos ou mais extensos, todos são úteis se responderem à questão de investigação que lhes deram origem. A escolha da língua de publicação e do tipo de literatura revisto é outro aspeto a considerar. Há hoje uma enorme produção de "literatura cinzenta" publicada por agências científicas, governamentais, ou outras publicações que apresentam informação e dados importantes para a investigação e a prática, e que não podem ser ignorados.

Keywords : evidência científica; revisão de investigação; métodos de revisão de investigação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )