SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Quality of life and social support of users of home carePsychosocial profile of patients with acute coronary syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

PINTO, Francine Náthalie Ferraresi Rodrigues  and  BARHAM, Elizabeth Joan. Bem estar psicológico: comparação entre cuidadores de idosos com e sem demência. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2014, vol.15, n.3, pp.635-655. ISSN 1645-0086.  http://dx.doi.org/10.15309/14psd150307.

Exercer a tarefa de cuidar de um idoso dependente, principalmente com demência, pode levar à sobrecarga dos cuidadores. Habilidades sociais (HS) e de estratégias de enfrentamento de estresse (EEE) podem servir como fatores de proteção. O objetivo do presente estudo foi comparar dois grupos de cuidadores familiares: um de idosos com dependência física e outro de idosos com dependência física e cognitiva quanto a sua percepção de sobrecarga, qualidade da relação com o idoso, habilidades sociais e estratégias de enfrentamento de estresse, além de comparar às necessidades decorrentes da prestação de cuidados ao seu parente idoso. Participaram deste estudo 20 díades idoso-cuidador, todos do sexo feminino, divididos em dois grupos: cuidadores de idosos lúcidos (N = 10) e cuidadores de idosos com demência (N = 10). Os cuidadores responderam a instrumentos de habilidades sociais, estratégias de enfrentamento de estresse, sobrecarga, qualidade da relação e necessidades. Os cuidadores de idosos com demência relataram maior: sobrecarga, dificuldade para lidar com críticas justas, auto controle emocional e percepção de necessidades de apoio e serviços da comunidade. Seria importante realizar estudos que avaliassem intervenções para promover a aquisição ou aprimoramento de HS e de EEE.

Keywords : Cuidadores; idosos; habilidades sociais; estratégias de enfrentamento de estresse; sobrecarga; qualidade da relação; necessidades.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )