SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Effects of psychological intervention on social competence of obese adolescentsPsychological wellbeing: comparison between caregivers of older adults with and without dementia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

DUARTE, António; JOAQUIM, Natércia; LAPA, Fátima  and  NUNES, Cristina. Qualidade de vida e suporte social dos utentes da rede cuidados domiciliários. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2014, vol.15, n.3, pp.623-634. ISSN 1645-0086.  http://dx.doi.org/10.15309/14psd150306.

A perceção da qualidade de vida (QdV) e do suporte social (SS), e as relações com o nível de independência funcional nas atividades de vida diárias (AVD) e características sociodemográficas, foram avaliados em 60 utentes da RNCCI (domiciliários) no Algarve, através do Índice de Independência nas AVD, WHOQOL-Bref, Arizona Social Support Interview Schedule e questionário sociodemográfico. Mulheres muito idosas domiciliadas, parcialmente dependentes, percecionaram maior necessidade e satisfação no apoio emocional, com familiares, como fonte de apoio material. Observaram-se médias elevadas de perceção ambiental e baixas de QdV física. O WHOQOL-Bref apresentou boa fiabilidade. Correlacionaram-se positivamente, a satisfação no apoio emocional e QdV física e psicológica, e o total da rede no mesmo apoio e as relações sociais. Mulheres parcialmente dependentes percecionaram melhor QdV física. Ter cônjuge, correlacionou-se com melhor QdV ambiental, e maior necessidade de apoio material percebido. Correlacionaram-se positivamente níveis de independência com as dimensões do SS percebido com o ambiente, e negativamente com o físico e o psicológico da QdV. O envelhecimento e a dependência populacional são globais, nacionais e locais, daí a importância da divulgação deste estudo, como momento de reflexão, para uma perceção mais alargada e menos redutora do envelhecimento, dependência, qualidade e apoio social.

Keywords : dependência; domicílio; envelhecimento; qualidade de vida; suporte social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )