SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Impact of reminiscence interventions in elders with dementia: a literature reviewQuality of life and social support of users of home care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

SAPIENZA, Graziela; SCHOEN, Teresa  and  FISBERG, Mauro. Efeitos da intervenção psicológica na competência social de adolescentes obesos. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2014, vol.15, n.3, pp.612-622. ISSN 1645-0086.  http://dx.doi.org/10.15309/14psd150305.

Adolescentes obesos têm dificuldades no engajamento em atividades físicas, na conscientização acerca dos problemas e consequências da obesidade e apresentam problemas psicológicos que prejudicam a competência social. Esse artigo descreve os efeitos de intervenção psicológica, concomitante à orientação de pais, na competência social e na redução do IMC de adolescentes obesos que participaram de um programa de intervenção multidisciplinar (psicológica, nutricional e física) para controle e redução de peso. Participaram 39 adolescentes separados em três grupos de intervenção: grupo experimental completo (intervenção psicológica com adolescentes e pais) - G1, grupo experimental simples (intervenção psicológica com os pais) - G2 e grupo controle (sem intervenção psicológica) - G3. Os adolescentes dos três grupos praticavam atividade física e tiveram orientação nutricional. Foram realizadas avaliação antropométrica e avaliação de competência social. Nove meses após intervenção, adolescentes de todos os grupos tornaram-se mais socialmente competentes segundo os pais, mas os do G2 apresentaram uma percentagem maior de mudança (33%, n=5). A intervenção psicológica voltada ao desenvolvimento da competência social trouxe benefícios para os adolescentes que participaram do programa para prevenção e tratamento da obesidade, pois influencia positivamente na aprendizagem de habilidades importantes para o funcionamento social, para a adesão às atividades do programa e para a manutenção dos resultados após um ano de tratamento. Os pais devem ser incluídos nas ações do programa de tratamento.

Keywords : Adolescência; Obesidade; Intervenção psicológica; Competência social; Habilidades sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )