SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Criatividade e motivação dos artistas como preditores da sua saúde mentalPropriedades psicométricas da escala de ansiedade social para adolescentes em jovens institucionalizados índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia, Saúde & Doenças

versión impresa ISSN 1645-0086

Resumen

RAMOS, Luciane; FERREIRA, Eleonora Arnaud Pereira  y  NAJJAR, Enise Cássia Abdo. Efeitos de automonitorização sobre indicadores emocionais e adesão ao tratamento do diabetes. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2014, vol.15, n.3, pp.567-585. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/14psd150302.

O presente estudo comparou os efeitos de três procedimentos sobre indicadores emocionais (estresse, ansiedade e depressão), qualidade de vida e adesão ao tratamento em nove adultos com diabetes Tipo 2. Os participantes foram distribuídos em três condições: Automonitorização, Recordatório e Rotina. Todos foram avaliados ao início e ao final do estudoquanto aos indicadores emocionais, por meio do Inventário de Sintomas de Stress de Lipp (ISSL), Inventário de Depressão Beck (BDI) e Inventário de Ansiedade Beck (BAI); quanto à qualidade de vida, por meio do SF-36, e quanto à adesão ao tratamento, por meio da hemoglobina glicada e de autorrelatos. Na Condição Automonitorização houve diminuição nos valores de hemoglobina glicada em todos os participantes e melhora nos indicadores emocionais de dois participantes. Na Condição Recordatório houve diminuição nos valores de hemoglobina glicada em um participante e melhora na percepção da qualidade de vida em todos os participantes. Houve agravamento nos indicadores emocionais em todos os três participantes da Condição Rotina. Não ocorreram mudanças na adesão à dieta e à atividade física (com exceção do participante B2), independentemente da condição à qual o participante foi submetido. Esses dados sugerem que o procedimento de automonitorização favoreceu a mudança de indicadores emocionais, mas não produziu efeito sobre a adesão à dieta e à prática de atividade física regular.

Palabras clave : aspectos psicológicos; diabetes; qualidade de vida; adesão ao tratamento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )