SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Artists’ creativity and motivation as predictors of their mental healthPsychometric properties of the social anxiety scale for adolescents among institutionalized youths author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

RAMOS, Luciane; FERREIRA, Eleonora Arnaud Pereira  and  NAJJAR, Enise Cássia Abdo. Efeitos de automonitorização sobre indicadores emocionais e adesão ao tratamento do diabetes. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2014, vol.15, n.3, pp.567-585. ISSN 1645-0086.  http://dx.doi.org/10.15309/14psd150302.

O presente estudo comparou os efeitos de três procedimentos sobre indicadores emocionais (estresse, ansiedade e depressão), qualidade de vida e adesão ao tratamento em nove adultos com diabetes Tipo 2. Os participantes foram distribuídos em três condições: Automonitorização, Recordatório e Rotina. Todos foram avaliados ao início e ao final do estudoquanto aos indicadores emocionais, por meio do Inventário de Sintomas de Stress de Lipp (ISSL), Inventário de Depressão Beck (BDI) e Inventário de Ansiedade Beck (BAI); quanto à qualidade de vida, por meio do SF-36, e quanto à adesão ao tratamento, por meio da hemoglobina glicada e de autorrelatos. Na Condição Automonitorização houve diminuição nos valores de hemoglobina glicada em todos os participantes e melhora nos indicadores emocionais de dois participantes. Na Condição Recordatório houve diminuição nos valores de hemoglobina glicada em um participante e melhora na percepção da qualidade de vida em todos os participantes. Houve agravamento nos indicadores emocionais em todos os três participantes da Condição Rotina. Não ocorreram mudanças na adesão à dieta e à atividade física (com exceção do participante B2), independentemente da condição à qual o participante foi submetido. Esses dados sugerem que o procedimento de automonitorização favoreceu a mudança de indicadores emocionais, mas não produziu efeito sobre a adesão à dieta e à prática de atividade física regular.

Keywords : aspectos psicológicos; diabetes; qualidade de vida; adesão ao tratamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )