SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Effects of self-monitoring on emotional indicators and adherence to diabetes treatment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

JESUS, Saul Neves de et al. Criatividade e motivação dos artistas como preditores da sua saúde mental. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2014, vol.15, n.3, pp.554-566. ISSN 1645-0086.  http://dx.doi.org/10.15309/14psd150301.

A literatura parece sugerir que os profissionais que trabalham no meio artístico apresentam uma maior criatividade, bem como uma elevada motivação no processo de produção artística, mas também que revelam uma maior vulnerabilidade em termos de saúde mental. O presente estudo tem como principal objetivo compreender se a criatividade e motivação de profissionais do mundo artístico pode ajudar a prever a sua saúde mental, sendo esta avaliada através de três indicadores de mal-estar: (a) stresse; (b) ansiedade; e (c) depressão. Foram utilizados instrumentos já existentes para avaliar a criatividade (EPC), a motivação intrínseca (IMQ) e o stresse, a ansiedade e a depressão (DASS-21). A amostra era constituída por 100 artistas profissionais. Foi possível verificar a existência de uma correlação significativa entre a criatividade e a motivação profissional. Verificou-se, ainda, que a relação entre os três indicadores de mal-estar e a criatividade, por um lado, e a motivação intrínseca, por outro, é sempre negativa, embora na análise dos efeitos conjuntos da criatividade, da motivação e das variáveis sociodemográficas, apenas a criatividade contribua de forma significativa para menores níveis de ansiedade. Com base nos resultados obtidos, a criatividade parece ter um efeito protetor em relação à saúde mental dos artistas.

Keywords : Artistas; criatividade; motivação intrínseca; saúde mental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )