SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Diferentes perfis comportamentais em adolescentes e associação à prática de atividade físicaComportamentos supersticiosos e práticas comportamentais inadequadas no tratamento da hipertensão arterial sistêmica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

JUSTO, Alice Reuwsaat; CARVALHO, Janaína Castro Núñez  e  KRISTENSEN, Christian Haag. Desenvolvimento da empatia em crianças: a influência dos estilos parentais. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2014, vol.15, n.2, pp.510-523. ISSN 1645-0086.

A empatia é um elemento fundamental para o desenvolvimento de habilidades interpessoais e melhora na qualidade das relações, mostrando-se como um fator de proteção para problemas emocionais e comportamentais na infância. O presente artigo trata-se de uma revisão crítica da literatura, no qual são explorados os fatores internos e externos que influenciam o desenvolvimento da empatia em crianças, enfocando principalmente os estilos parentais e o relacionamento entre pais e filho. Foram investigadas também na literatura quais as principais tarefas e procedimentos para a avaliação dos componentes deste construto. O comportamento dos pais, suas expressões emocionais e atitudes direcionadas ao filho, são importantes variáveis que influenciam este processo. A literatura revisada aponta as práticas parentais de incentivo à expressão emocional e à tomada de perspectiva do outro como práticas importantes para o benefício no desenvolvimento da empatia do filho e o estilo de pais com autoridade como referência parental. Propõem-se ainda, a partir desta revisão, o desenvolvimento de práticas que favoreçam o desenvolvimento saudável da Empatia.

Palavras-chave : Empatia; Relações Pais-Filho; Desenvolvimento Infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )