SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Cuidar de si e do outro: estudo sobre os cuidadores de idososDesenvolvimento da empatia em crianças: a influência dos estilos parentais índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

MATOS, Margarida Gaspar de; MARQUES, Adilson; CALMEIRO, Luis  e  LOUREIRO, Nuno. Diferentes perfis comportamentais em adolescentes e associação à prática de atividade física. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2014, vol.15, n.2, pp.495-509. ISSN 1645-0086.

Os objetivos deste estudo foram analisar alguns padrões de comportamentos de saúde e de risco dos adolescentes e ver a sua relação com a prática de atividade física (AF). O trabalho foi baseado na quarta série do inquérito Health Behaviour in School-aged Children, que incluiu 5050 adolescentes (2409 rapazes) (Midade=14,0±1,7) que frequentavam o 6º, 8º e o 10º ano de escolaridade. Os adolescentes responderam a um questionário sobre os estilos de vida, contendo questões sobre comportamentos de saúde, autoperceções e comportamentos de risco. Da análise de perfis (clusters) identificaram-se quatro perfis distintos, um correspondendo a adolescentes com valores negativos para os comportamentos de saúde e de risco (“sem saúde mas sem risco”), um segundo apresentava os adolescentes com valores positivos para os comportamentos de saúde e negativos para os comportamentos de risco (“com saúde e sem risco”); dos restantes dois, o perfil 3 e o perfil 4 descreveram os adolescentes com valores positivos para os comportamentos de risco, e valores negativos para os comportamentos de saúde, divergindo apenas no facto de os adolescentes do perfil 3 reportarem uma perceção positiva de saúde, enquanto os adolescentes do perfil 4 reportaram baixa perceção de saúde. A prática de AF foi diferente entre os vários perfis, sendo significativamente superior nos dois perfis caraterizados por terem valores mais elevados nos comportamentos de risco. Estes resultados apontam para a prevenção dos comportamentos de risco associados à AF (abuso de álcool, lesões e comportamentos de violência/lutas) como forma de otimizar os seus reconhecidos benefícios.

Palavras-chave : Adolescência; atividade física; álcool; promoção da saúde; bem-estar; lesão; violência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )