SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Padrão de consumo e expectativas em relação ao cigarro entre universitáriosHábitos saudáveis na velhice: efeitos de uma intervenção psicoeducativa com homens idosos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

LEAL, Isabel; SALDANHA, Nuno  e  OLIVEIRA, Raquel V.. Bonding e prematuridade: estudo exploratório sobre o envolvimento paterno em contexto hospitalar. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2014, vol.15, n.2, pp.454-467. ISSN 1645-0086.

O papel do pai na família moderna tem sido pouco estudado e mal é definido na literatura. Através de uma entrevista e análise qualitativa, explora-se o envolvimento paterno no contexto de hospitalização devido ao parto prematuro. Este é um estudo exploratório e transversal em que se usou entrevistas semi-estruturadas para avaliar o envolvimento emocional de cinco pais com seus filhos. A análise de conteúdo foi usada para analisar as entrevistas. Os resultados revelaram que existem condições favoráveis para tornar o envolvimento paterno possível e benéfico para ambos, pai e filho. O envolvimento paterno surge aqui como multidimensional. Os pais consideram esse envolvimento precoce/ligação com o bebé prematuro como crucial para o futuro da relação deles. A condição de hospitalização por parto prematuro parece ser uma situação que, embora difícil e anxiogénica, oferece possibilidades para o contacto e o envolvimento paterno com o bebé recém-nascido.

Palavras-chave : bonding; content analysis; early relationship; fatherhood; paternal involvement; prematurity.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )