SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Défice cognitivo de tipo vascular: Controvérsias e desafiosBonding e prematuridade: estudo exploratório sobre o envolvimento paterno em contexto hospitalar índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

LOPES, Fernanda; CUNHA, Sílvia Mendes da; ZIBETTI, Murilo  e  BIZARRO, Lisiane. Padrão de consumo e expectativas em relação ao cigarro entre universitários. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2014, vol.15, n.2, pp.439-453. ISSN 1645-0086.

Fatores como baixa escolaridade e baixa renda são tradicionalmente associados ao tabagismo. Entretanto, estudantes universitários fumam mais do que a população geral. Este estudo teve como objetivo conhecer o padrão de uso de cigarro entre universitários fumantes e quais aspectos psicológicos e comportamentais estão associados a este consumo. Dados sobre o comportamento de fumar de 95 universitários fumantes de Porto Alegre mostraram que 83% dos participantes apresentaram índice sugestivo de abuso e 15% de dependência no ASSIST. No FTND, 81% mostraram nível de dependência leve, 4% moderado e 14% elevado. Expectativas de alívio da tensão (87%), de aumento da sociabilidade (63%) e do estado de alerta (41%) foram identificadas como crenças positivas relacionadas ao cigarro, apesar de preocupados com os riscos de doenças tabaco-relacionadas. Tais expectativas demonstram uma lacuna com relação a informações relevantes na adoção de comportamentos saudáveis em longo prazo, assim como de estratégias específicas nos programas de cessação do tabagismo para essa população.

Palavras-chave : tabagismo; saúde; universitários; comportamento; expectativas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )