SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Educação sexual em Portugal: Legislação e avaliação da implementação nas escolasAdaptação à lesão vertebro-medular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

SOARES, Andreia Martins; PEREIRA, Marco  e  CANAVARRO, José Portocarrero. Saúde e qualidade de vida na transição para o ensino superior. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2014, vol.15, n.2, pp.356-379. ISSN 1645-0086.

A saúde e a qualidade de vida (QdV) são fatores cruciais no desenvolvimento económico, social e pessoal. Os comportamentos e as atitudes de saúde (CAS) que integram o estilo de vida da pessoa constituem um conjunto de variáveis que influenciam aqueles conceitos. As transições normativas do ciclo de vida que comportam mudanças ecológicas estruturais significativas, de que é exemplo a transição para o ensino superior, constituem factor de risco na adopção e manutenção de estilos de vida saudáveis. O presente estudo, realizado junto de uma amostra de 546 alunos do primeiro ano da Universidade de Coimbra, teve como objetivo avaliar o estilo de vida, o estado de saúde (física e psicológica) e a QdV dos primeiranistas, bem como as relações entre estas variáveis e a influência de alguns CAS no estado de saúde e na QdV dos estudantes. Ainda que a prevalência dos CAS tenha sofrido alterações com a transição, a maioria dos estudantes manteve um estilo de vida saudável, excepto ao nível do consumo de álcool e da prática de uma actividade física/desportiva. Estilos de vida mais saudáveis associaram-se a resultados mais elevados nos indicadores do estado de saúde e da QdV. Os resultados encontrados foram consistentes com a literatura e forneceram informações importantes para orientar a planificação de um projecto de intervenção promotor de saúde e de sucesso académico neste contexto específico.

Palavras-chave : Comportamentos/atitudes de saúde; ensino superior; estilo de vida; estado de saúde; qualidade de vida; transição.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )