SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Adaptação transcultural Brasil-Portugal da escala brief cope para estudantes do ensino superiorEducação sexual em Portugal: Legislação e avaliação da implementação nas escolas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia, Saúde & Doenças

versión impresa ISSN 1645-0086

Resumen

MENDES, Teresa  y  CRESPO, Carla. Adaptação individual e familiar na epilepsia pediátrica: revisão empírico conceptual. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2014, vol.15, n.2, pp.314-334. ISSN 1645-0086.

A epilepsia constitui a condição neurológica mais comum em idade pediátrica, tendo impacto não só na vida da criança, mas de toda a família. Nas últimas décadas tem-se verificado um interesse crescente pelos resultados e processos explicativos da adaptação individual e familiar na epilepsia pediátrica. A investigação neste campo é muito diversa, e na sua maioria, pautada pela ausência de referenciais teóricos que guiem a integração dos dados num corpo de conhecimentos mais vasto. O presente artigo visa organizar os principais resultados de investigação na área, através do referencial socioecológico aplicado ao contexto da psicologia pediátrica (Kazak, 1989; Kazak, Rourke, & Navsaria, 2009). Deste modo, começam por ser destacados modelos conceptuais em torno das relações doença-família, sendo depois focados os principais níveis sistémicos onde a investigação na adaptação familiar no contexto da epilepsia pode ser situada: dos microssistemas familiares e da doença, aos mesossistemas (relações com os sistemas escolar e de saúde), exossistema (redes de apoio social comunitário) e macrossistema (crenças culturais e estigma social). No final são tecidas considerações críticas em torno de aspetos metodológicos, bem como discutidas oportunidades de investigação futuras.

Palabras clave : epilepsia pediátrica; adaptação; família; modelo socioecológico; revisão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )