SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Adaptação individual e familiar na epilepsia pediátrica: revisão empírico conceptual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

MAROCO, João et al. Adaptação transcultural Brasil-Portugal da escala brief cope para estudantes do ensino superior. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2014, vol.15, n.2, pp.300-313. ISSN 1645-0086.

O objetivo do estudo foi adaptar o Inventário BriefCOPE para a população de estudantes de ensino superior de língua portuguesa, avaliar suas propriedades métricas e estimar sua invariância fatorial no Brasil e em Portugal. Os dados recolhidos numa amostra de 1573 estudantes de ambas as nacionalidades permitiram confirmar a estrutura fatorial de 14 factores do coping. O inventário apresentou validade fatorial, convergente e discriminante. Contudo, o modelo fatorial não apresentou invariância entre os países indicando que a utilização da versão em português do BriefCOPE não pode ser caucionada para comparações de pontuações de coping interpaíses.

Palavras-chave : coping; estudantes universitários; avaliação; psicometria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )