SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Psychological factors as predictors of adjustment to life of people with chronic diseasesIntervention in hypertension in primary health care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

MARQUES, Daniela; MATOS, Ana Paula  and  PINHEIRO, Maria do Rosário. Estudo da estrutura fatorial da versão mãe do IQRI para adolescentes. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2014, vol.15, n.1, pp.233-243. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/14psd150119.

A versão para a Mãe do Inventário da Qualidade dos Relacionamentos Interpessoais (IQRI de Pierce, Sarason & Sarason, 1991) pretende avaliar o suporte social tal como é percecionado pelo adolescente em termos de Suporte, Profundidade e Conflito, no contexto específico da relação que estabelece com a mãe. Tradicionalmente, uma relação positiva com a mãe tem sido apontada na literatura como importante para a saúde mental dos filhos Objetivos: A presente investigação pretende confirmar a estrutura tri-fatorial do IQRI, encontrada por Pierce et al. (1991), com uma análise fatorial confirmatória e estudar as relações entre as dimensões do IQRI. A amostra foi constituída por 312 adolescentes, 171 raparigas e 141 rapazes, entre os 12 e 17 anos (M= 13,77; DP= 1,16). Nesta amostra de adolescentes confirmou-se a existência dos três fatores inicialmente propostos por Pierce et al. (1991): Suporte, Profundidade e Conflito. Encontraram-se associações positivas elevadas entre as subescalas Suporte e Profundidade (r= 0,63) e associações negativas moderadas entre estas subescalas e a subescala de conflito (r= -0,32 e r=-0,30, respetivamente) Conclusões: O presente estudo aponta para a importância das dimensões Suporte, Profundidade e Conflito nas relações que os adolescentes estabelecem com as suas mães. Suporte e Profundidade parecem estar especialmente relacionados entre si, apresentando associações moderadas e negativas com o Conflito. Estas questões específicas do relacionamento com a mãe devem ser consideradas em estudos futuros e em intervenções preventivas realizadas com adolescentes e famílias no sentido de os proteger para o desenvolvimento de psicopatologia.

Keywords : qualidade dos relacionamentos interpessoais; estrutura fatorial; relação com a mãe; adolescência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )