SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Subjective well-being in elderly women with and without breast cancer in remissionPsychological factors as predictors of adjustment to life of people with chronic diseases author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

ESTRELA-DIAS, Maria  and  PAIS-RIBEIRO, José. Intervenção psicológica positiva em grupo: forças e virtudes na reabilitação pós-avc. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2014, vol.15, n.1, pp.201-218. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/14psd150117.

O presente trabalho de investigação teve como objetivos: desenvolver uma intervenção psicológica positiva em grupo (IPPG) promotora de forças e virtudes humanas ao nível da funcionalidade nas atividades básicas de vida diária (ABVD) e saúde mental (SM) na reabilitação pós - AVC; compreender e identificar forças e virtudes humanas na reabilitação pós-AVC, a partir de estratégias de intervenção indutoras de emoções positivas e da discussão de temas em grupo; comparar a funcionalidade nas ABVD e a SM na reabilitação pós - AVC, com e sem IPPG. A amostra foi recolhida na Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Média Duração de Vila do Conde. Os 18 participantes tinham entre 45 e 85 anos e foram distribuídos pelo grupo de intervenção (GI) e de comparação (GC). Os protocolos de avaliação incluíram: Questionário Sócio-demográfico e Clínico, Índice de Barthel (Wade & Collin, 1988, adaptado à população portuguesa por Araújo, Ribeiro, Oliveira & Pinto, 2007) e Mental Health Inventory-5 (McHorney & Ware, 1995, versão reduzida de 5 itens, adaptada à população portuguesa por Ribeiro, 2001). Os resultados mostram que o GI partilhou medos e desenvolveu forças, mudou a interpretação da situação de reabilitação pós-AVC para um desafio a vencer, tornou-se mais colaborante na fisioterapia e avaliou a IPPG como um momento de aprendizagem e boa disposição. O GI beneficiou da IPPG, ao nível da funcionalidade nas ABVD e da SM, comparativamente ao GC. Este estudo é orientador de futuras investigações ao nível do impacto das virtudes humanas na reabilitação pós-AVC.

Keywords : AVC; funcionalidade; saúde mental; forças e virtudes humanas; estratégias indutoras de emoções positivas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )