SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1The well-being of the patient followed in palliative care: comparison between the perspective of the patient and the familyInstrument for assessing critical thinking in students and health professionals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

TEIXEIRA, Ana Ribas; ALVES, José Bruno; SANTOS, António  and  GESTAL-OTERO, Juan. Lesão medular traumática: impacto das variáveis sociodemográficas no ajustamento e saúde mental dos sujeitos afectados. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2014, vol.15, n.1, pp.110-120. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/14psd150110.

O traumatismo vertebro- medular é uma das lesões mais devastadoras do ponto de vista físico e psicológico, com significativas manifestações clínicas incapacitantes e permanentes. Objectivos: Perceber qual a importância das variáveis sociodemográficas no ajustamento psicológico e na saúde mental dos sujeitos afectados. Método: Foi recolhida uma amostra de conveniência em território nacional português que incluiu 168 lesionados vertebro-medular. Os participantes responderam a um questionário sociodemográfico e clínico, ao Brief COPE para avaliar as estratégias de coping utilizadas e ao HADS para rastreio da sintomatologia ansiosa e depressiva. Resultados: Os resultados deste estudo demonstram que existem diferenças significativas quando considerados os diferentes níveis de escolaridade (F=2,79; p=0,03) e o tipo de ocupação (F=3,31; p=0,01).Foi possível verificar que à medida que aumentam as habilitações literárias diminui o recurso às estratégias disfuncionais, sendo ao nível da ocupação profissional os reformados e os desempregados, aqueles que mais recorrem a estas estratégias. Por outro lado também a gravidade da sintomatologia ansiosa está dependente do sexo (c2=4,14; p=0,04) e do nível de escolaridade (c2=18,60; p=0,001), sendo os homens e os sujeitos com menores recursos académicos aqueles que apresentam sintomas de maior gravidade. Conclusão: Conhecer a realidade dos sujeitos vítimas de LVM traumática e as suas necessidades específicas, permite aos técnicos de saúde e a sociedade em geral, obter conhecimentos precisos sobre a melhor forma de apoiar e minimizar as carências desta população, no sentido de serem mobilizados os recursos humanos e os meios materiais necessários a estas pessoas com necessidades particulares.

Keywords : Lesão vertebro-medular; variáveis sociodemográficas; coping; sintomatologia ansiosa e depressiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )