SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Empatia e engagement como preditores do burnout em cuidadores formais de idososAcessibilidade pedonal percebida em maiores de 65 anos: instrumento de avaliação índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

JORDAO, Joana  e  LEAL, Isabel. Conceito de Boa Morte na População Portuguesa. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2014, vol.15, n.1, pp.12-24. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/14psd150103.

Segundo a Estratégia para o desenvolvimento do Programa Nacional de Cuidados Paliativos (2010), existe a necessidade de realizar um inquérito à população portuguesa que possibilite um conhecimento sobre o que as pessoas pensam sobre a morte digna e quais as expetativas relativamente à própria morte. A presente investigação ajudou a colmatar esta necessidade através do estudo do conceito de Boa Morte na população portuguesa. A amostra de conveniência do estudo é composta por 205 participantes, dos quais 38 % são homens, com uma média de idades de 36,12 anos. Os resultados mostram que o conceito de boa morte relaciona-se com o Sexo, Idade, Estado Civil, Formação e Experiência com pacientes em fim de vida.

Palavras-chave : Conceito; Boa Morte; Adultos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )