SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Empathy and engagement as predictors of burnout among professional caregivers of elderly peopleA scale to acess the perceived neighborhood walkability in senior citizens author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

JORDAO, Joana  and  LEAL, Isabel. Conceito de Boa Morte na População Portuguesa. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2014, vol.15, n.1, pp.12-24. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/14psd150103.

Segundo a Estratégia para o desenvolvimento do Programa Nacional de Cuidados Paliativos (2010), existe a necessidade de realizar um inquérito à população portuguesa que possibilite um conhecimento sobre o que as pessoas pensam sobre a morte digna e quais as expetativas relativamente à própria morte. A presente investigação ajudou a colmatar esta necessidade através do estudo do conceito de Boa Morte na população portuguesa. A amostra de conveniência do estudo é composta por 205 participantes, dos quais 38 % são homens, com uma média de idades de 36,12 anos. Os resultados mostram que o conceito de boa morte relaciona-se com o Sexo, Idade, Estado Civil, Formação e Experiência com pacientes em fim de vida.

Keywords : Conceito; Boa Morte; Adultos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )